SUSTENTA

BILIDADE

As ações que envolvem a sustentabilidade de alguma atividade têm por objetivo a perpetuidade das condições existentes ou ao restabelecimento das condições existentes após alguma intervenção.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável está relacionado à aplicação do conceito de sustentabilidade às ações implementadas por pessoas ou empresas no seu dia a dia. Para que possamos chamar de sustentável, um desenvolvimento deve ter como premissa uma visão integradora e abordar os aspectos econômico, social e ambiental.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015, prevê um plano de ação que busca proteger o planeta, promover a prosperidade e garantir a dignidade a todas as pessoas.

AGENDA 20

ONU 30

A Agenda 2030, da ONU, que está estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Objetivos são claros e incluem temas como o combate à pobreza e com a fome e garantir boa saúde e educação inclusiva, entre outros.

A lista de objetivos envolve ainda questões como a garantia da disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos e o acesso à energia confiável, limpa e moderna. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os seguintes:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

PRESERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

Outro ponto importante é a redução significativa do número de afetados por desastres naturais até 2030. A ONU salienta que é preciso reduzir globalmente os impactos ambientais negativos sobre os moradores das cidades, inclusive com atenção especial à qualidade do ar, gerenciamento de resíduos municipais, entre outros.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A sustentabilidade está amparada num tripé de três aspectos que são considerados fundamentais. São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

A sustentabilidade social, em particular, tem como objetivo fortalecer a coesão e a estabilidade de grupos sociais específicos.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A sustentabilidade ambiental concentra-se na conservação da biodiversidade sem abrir mão do progresso econômico e social. Os fundamentos da sustentabilidade ambiental são: proteger a água, economizar energia, reduzir o desperdício, usar embalagens recicláveis, limitar ou eliminar o uso de plásticos, usar transporte sustentável, reutilizar papel e proteger a flora e a fauna.

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Estamos falando aqui da capacidade da organização de gerir os seus recursos e gerar lucros de forma responsável a longo prazo.

EXEMPLOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Como um dos três pilares da sustentabilidade, correspondendo a uma ideia de preservação do meio ambiente e garantia da disponibilidade de recursos naturais para as futuras gerações, temos como exemplos de sustentabilidade ambiental, dentre vários outros:

  • adotar práticas de consumo consciente, como substituir a aquisição de objetos com materiais rapidamente descartáveis e que demoram para se decompor na natureza, como o plástico, por materiais duradouros e reutilizáveis ou ainda escolher produtos biodegradáveis;
  • separar o lixo doméstico em orgânico e não orgânico;
  • realizar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais;
  • substituir meios de transporte individuais e altamente poluentes por meios de transporte coletivo ou meios com menor impacto à natureza;
  • evitar o desperdício de água e realizar a reutilização desse recurso quando possível;
  • evitar o desperdício de energia;
  • realizar o plantio de árvores;
  • respeitar a legislação ambiental vigente.